Data: 1 de dezembro de 2021
Acompanhar de perto todos os detalhes do dia a dia é algo imprescindível para o sucesso de qualquer negócio, sobretudo se considerarmos que vivemos uma época de grande competitividade em todos os setores do mercado. Por isso, preparamos este guia mostrando o que é um KPI financeiro e quais indicadores podem ser úteis para uma empresa.
Por meio de uma análise precisa e estratégica destas métricas, é possível obter uma série de benefícios incríveis, fazendo com que gestores e empreendedores consigam um melhor embasamento para suas tomadas de decisão. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue lendo o conteúdo a seguir!
A sigla KPI deriva das palavras inglesas Key Performance Indicator, que podem ser traduzidas como indicador chave de desempenho. Como o próprio nome já diz, eles dizem respeito aos dados relacionados com a rotina econômica e operacional de uma organização empresarial, que podem ser analisadas isoladamente ou em conjunto.
Ao observar tais métricas, os gestores, empreendedores e profissionais ganham a prerrogativa de organizar melhor suas estratégias ao analisarem informações, de forma a obter melhores resultados em todas as áreas da instituição. Isso vai além das finanças, incluindo setores como como vendas, marketing, estoque, produção, recursos humanos e muito mais.
Existem diversos tipos de KPIs, visto que eles são desenvolvidos de acordo com as características do negócio e o segmento de mercado no qual ele está inserido, de forma a serem mais relevantes dentro do contexto para o qual será utilizado. Além disso, nada impede que você crie os seus próprios indicadores, em sintonia com suas necessidades.
Para obter sucesso no uso de um KPI financeiro, é preciso apostar no acompanhamento periódico, bem como que estas métricas sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, úteis e temporais. Com isso, é viável fazer comparações, ter uma compreensão maior e propor os ajustes essenciais para se atingir o sucesso esperado em curto, médio e longo prazos.
Com a alta competitividade que o mercado oferece para a grande maioria de seus segmentos nos tempos atuais, é muito difícil sobreviver sem otimizar os processos internos e ter muita precisão nas operações econômicas realizadas por uma empresa, não é verdade? Por isso mesmo, a importância de utilizar KPIs financeiros é enorme.
Não importa se a instituição é de pequeno, médio ou grande porte: os indicadores são essenciais para uma gestão mais assertiva e inteligente, por meio da obtenção e análise de resultados reais para uma melhor organização. Por meio de dados mais exatos, a tendência é conquistar uma elevação no desempenho de todos os setores, times e profissionais.
Como vimos, um KPI financeiro é um indicador de desempenho cujos valores e medições estarão relacionados com os processos econômicos empresariais. Em suma, a sua grande funcionalidade se dá no oferecimento de subsídios que poderão promover o aprimoramento de pontos que não estejam satisfatórios e intensificação daquilo que já está dando certo.
Sendo assim, indicadores são ferramentas tanto de exame quanto de previsão, que podem ajustar eventuais impressões distorcidas por parte dos gestores, algo que é muito comum, dada a complexidade administrativa que qualquer empresa oferece. A partir disso, deve-se elaborar um plano de ação eficiente, para potencializar a performance e evitar crises.
Agora que você já está mais bem familiarizado com o conceito de KPI financeiro e entendeu como ele é importante para o sucesso de uma empresa, vamos aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto apresentando algumas das principais vantagens de fazer um bom acompanhamento dos indicadores. Acompanhe.
Inegavelmente, uma das grandes vantagens de fazer um bom acompanhamento dos KPIs financeiros é que os gestores e empreendedores adquirem muito mais embasamento para suas tomadas de decisão. Por meio de informações qualificadas e, acima de tudo, atualizados, é possível ter uma compreensão macro de tudo o que acontece na empresa.
Se o indicador estiver bem contextualizado e apresentado de uma maneira clara e objetiva, os resultados podem ser supreendentemente positivos, deixando os tempos de decisões intuitivas para trás e, agora, fazendo isso de forma bastante fundamentada. Tudo depende de como os levantamentos serão feitos e de ter um olhar atento para eles.
Outra das vantagens mais significativas de fazer um bom acompanhamento dos KPIs financeiros é que isso permite uma atualização constante de informações. Afinal, pela própria natureza dos hábitos de observar e avaliar indicadores, o negócio precisará se manter em perfeita sintonia com o que está acontecendo com o mercado e com a própria empresa.
Isso é crucial, tendo em vista que atuar embasado em números que apresentem uma grande defasagem de tempo seria altamente perigoso e poderia gerar interpretações que não condizem mais com a realidade da operação. Por meio do uso de soluções em tecnologia, como um software de gestão ou sistema ERP, isso fica muito mais simples.
Não dá para falar das vantagens de fazer um bom acompanhamento dos KPIs financeiros sem falar que isso, obviamente, proporcionar um maior controle da parte financeira da empresa, não é mesmo? Com indicadores, fica mais simples entender que áreas estão consumindo mais recursos, quais setores estão oferecendo mais retorno e assim por diante.
Dessa maneira, fica mais simples saber como agir para aprimorar o desempenho da organização, baseando a tomada de decisões em uma fonte segura e que traz o monitoramento dos números do negócio. Os gestores passam a discernir melhor quais são os pontos de melhoria e que demandam mais investimentos.
Ter uma visão holística significa enxergar o todo, entendendo de que forma cada detalhe está interferindo os resultados obtidos pela empresa. E essa é mais uma das vantagens que o bom acompanhamento dos KPIs financeiros pode proporcionar para o seu negócio: você poderá compreender melhor suas negociações, fornecedores, setores, colaboradores e clientes.
Para conseguir fazer isso de forma eficaz e com um resultado realmente favorável, será necessário sintetizar os dados encontrados nos indicadores, sobretudo quando relacionados com questões econômicas. É preciso apresentar um panorama geral bem estruturado, apostando em um grande senso crítico e detalhista, mas, ao mesmo tempo, amplo.
Embora muitas pessoas possam considerar metas e objetivos como sinônimos, existe alguma diferença entre tais conceitos. Enquanto um objetivo nada mais é do que a descrição qualitativa de algo que desejamos alcançar, a meta está mais relacionada com a descrição de como serão medidos os progressos e as etapas rumo ao propósito final.
Entretanto, o que é importante saber aqui é que um bom acompanhamento dos KPIs financeiros pode ajudar sua empresa em ambos os casos. As informações oferecidas pelos indicadores que você escolher darão amparo para que a gestão possa construir um plano de ações e um planejamento estratégico mais eficaz para sua organização.
Uma das decisões mais difíceis de gestores e empreendedores, independentemente do seu segmento de mercado, está relacionada com a decisão por fazer aportes consideráveis de capital para um ou outro investimento. Dependendo do caso, um erro pode colocar em risco a saúde financeira do negócio e culminar até em um encerramento das atividades.
Já quando você faz um bom acompanhamento dos indicadores, as chances de que isso aconteça são drasticamente reduzidas. Com os KPIs corretos, você consegue estabelecer a capacidade do caixa e alocar recursos para um melhor desenvolvimento. Também dá para dimensionar os retornos esperados para cada aplicação realizada.
KPIs financeiros também podem ter funções para as quais eles não foram propriamente designados, ao menos na sua concepção inicial. Embora tenham a sua maior utilidade nos aspectos diretamente econômicos da empresa, os indicadores conseguem fornecer elementos fundamentais para diversas áreas e segmentos dentro do próprio negócio.
Uma aplicação interessante que um KPI pode ter é auxiliar na criação de incentivos individuais de desempenho dos colaboradores. As informações oferecidas, por si só, já têm a capacidade de incentivar os funcionários a trabalharem de forma mais eficaz. Além disso, os gestores podem oferecer bonificações de acordo com quem apresentar os melhores resultados.
Da mesma maneira que um bom acompanhamento de iniciadores pode ajudar na criação de incentivos individuais de desempenho, eles também podem ser úteis no estabelecimento de impulsionamento das vendas. Na realidade, esse é um dos setores que mais pode se beneficiar dos KPIs financeiros, sobretudo quando eles são bem montados e observados.
Algumas métricas como o ticket médio, por exemplo, podem ajudar a compreender a eficácia dos colaboradores e o perfil dos clientes, entre outras características. Sendo assim, fica viável definir objetivos para as equipes comerciais e estabelecer uma recompensa para quem atingir ou superar as metas, elevando a produtividade geral do empreendimento.
Se você chegou até aqui, você já sabe muito bem quais as vantagens de fazer um bom acompanhamento e a importância que os KPIs financeiros têm para uma empresa que anseia pelo sucesso. Para poder aplicar tal estratégia, no entanto, você precisa compreender quais os principais indicadores que os gestores devem acompanhar. Confira.
Um dos KPIs financeiros mais conhecidos entre gestores de qualquer segmento do mercado é a Lucratividade. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma métrica que aborda especificamente o lucro, que é um objetivo comum de toda empresa. No entanto, a sua obtenção e análise permite conseguir uma série de informações interessantes.
Com esse indicador chave de performance, fica mais simples compreender quais os riscos de um negócio, ou seja, a verdadeira capacidade de se sustentar dentro do ramo, mantendo a competitividade. Também é uma maneira de verificar se os custos estão muito elevados, quando o faturamento é alto, mas os lucros não são.
Existem algumas fórmulas distintas para calcular a lucratividade, mas uma das mais simples e eficazes é dividir o lucro líquido da empresa pela receita bruta e depois multiplicar por cem. É importante compreender que o resultado que pode ser considerado bom para uma instituição pode ser péssimo para outra, dependendo de suas características e área de atuação.
O Ticket Médio é um dos indicadores mais utilizados no mercado e ganhou ainda mais espaço com a popularização de e-commerces ou lojas comuns que também passaram a atuar pela internet. Como tudo é mensurável na web, ficou mais simples ainda compreender quanto os clientes estão, em média, consumindo em determinada empresa.
O Ticket Médio é justamente isso: a quantia média gasta nos pedidos. Quanto maior ela for, mais os consumidores estarão gastando. Por outro lado, quando muita baixa, pode indicar que você não está oferecendo uma boa variedade de produtos ou serviços, bem como problemas no site, falhas de marketing e assim por diante.
Embora o Ticket Médio possa parecer algo sofisticado, sua fórmula não poderia ser mais simples: basta estipular o período no qual você quer cobrir, que pode ser de uma semana, quinzena, mês, semestre ou mesmo um ano. Depois, é só pegar as vendas que foram realizadas neste tempo e dividir a soma delas pelo número de clientes.
Esse indicador financeiro é muito poderoso e pode ser uma excelente fonte de informações para gestores e empreendedores que pretendem ter uma atuação bastante assertiva no mercado. Para calcular a Rentabilidade, portanto, é preciso incluir alguns dados da empresa, como os investimentos feitos e os ganhos proporcionais a eles.
Uma das fórmulas disponíveis para o seu cálculo é dividir o lucro líquido em determinado período pelos investimentos feitos nesse mesmo período, multiplicando o resultado por cem. Dessa maneira, é possível fazer comparações com outras épocas, detectar padrões de mudança ou antever um movimento de queda, por exemplo.
Com o resultado em mãos, fica mais simples decidir por investir no que está dando certo ou realinhar as ações que não se mostraram tão efetivas. Embora seja comum confundir este KPI com o de Lucratividade, lembre-se que a Rentabilidade compara os ganhos considerando as aplicações realizadas, cruzando tais informações.
O Faturamento outro dos indicadores mais importantes e utilizados por gestores, pois ele fornece uma informação muito importante para qualquer empreendimento. Em linha gerais, podemos afirmar que tal métrica visa indicar o quanto está entrando na empresa, de uma forma básica, até para que possa ser utilizado para outras métricas.
Altamente objetivo, o faturamento nada mais é do que a soma de todas as receitas. Uma vez calculado o valor, ele pode ser comparado, por exemplo, com as metas que haviam sido estabelecidas previamente. Se for muito baixo, pode ser preciso alterar as estratégias de marketing, estipular novas ações, fornecer treinamentos e assim por diante.
A margem de lucro é uma métrica financeira muito relevante, uma vez que a lucratividade é fundamental para a manutenção do funcionamento de qualquer empresa no mercado. Esse indicador está relacionado com a porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou serviço, que é o que define o quanto será capitalizado em cada negociação.
Trata-se de um KPI essencial para a formação do preço, pois é o que assegura que o valor solicitado pelo item cobrirá, de forma efetiva, os custos gerados por ele, sem sair de uma média razoável para o que é praticado no segmento. Vale lembrar que é possível calcular tanto a versão bruta quanto a líquida, ambas muito importantes.
A fórmula para a margem de lucro bruta consiste em dividir o lucro bruto pela receita líquida, multiplicando o resultado por cem, enquanto a margem de lucro líquida nada mais é do que o lucro líquido dividido pela receita líquida, também multiplicando por cem. Com essas informações, é possível fazer ajustes e se adequar melhor ao mercado.
A sigla ROI quer dizer Return on Investment, que pode ser traduzindo como Retorno sobre o Investimento. Hoje em dia, é uma das métricas mais utilizadas no mercado, sendo interessante para empresas que praticamente todos os ramos. Em linhas gerais, a sua função é a de medir o quanto uma ação está trazendo, efetivamente, de lucro para o negócio.
O seu conhecimento é imprescindível para realinhar estratégias, otimizar processos e compreender a relação custo-benefício de cada decisão. Também é uma opção para identificar pontos falhos, sobretudo nos departamentos de marketing, vendas e comunicação, que estão entre os que consomem mais recursos da gestão.
Embora possa parecer complexo em um primeiro momento, a fórmula básica do ROI é bem simples. Basta subtrair o valor investido do ganho obtido, dividindo o resultado novamente pelo valor investido e multiplicando por cem. Para melhor visualização, ela fica assim: ROI = (Ganhos obtidos – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100.
Se você atua no mercado há algum tempo, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o Demonstrativo de Resultados do Exercício, também conhecido pela sua sigla DRE. É um recurso muito utilizado por quem deseja conhecer a fundo um negócio, servindo também para questões de contabilidade e fiscalização da empresa.
Dentre as suas principais funções, está a de fornecer uma visão ampla de competência e do desenvolvimento da instituição, como um relatório que acompanha diversos outros indicadores. Ele deve conter dados como receita líquida e bruta, abatimento e impostos, custos de produtos ou serviços, lucros, prejuízos, participações em debêntures, etc.
Com isso, é possível entender melhor uma série de questões, como as despesas gerais, o nível de endividamento, a incidência de tributos, a composição dos gastos e assim por diante. Mais do que um mero KPI financeiro, é uma exigência legal, mas que pode possibilitar que gestores e empreendedores ganhem informações valiosas, interna e externamente.
A sua empresa trabalha com estoque? Então, conhecer o seu giro é fundamental para ter sucesso. O giro de estoque serve justamente para tal função, uma vez que o desconhecimento sobre o setor pode levar ao desabastecimento, prejuízos desnecessários ou até perda de credibilidade perante os clientes e o mercado como um todo.
Este indicador revela a velocidade pela qual o inventário foi ou não renovado em um determinado período, além do tempo médio de permanência de todos os itens antes de serem vendidos. A sua fórmula é simples, demandando apenas que se divida a quantidade de artigos vendidos pelo total de produtos que foram adquiridos.
Quando este resultado é menor do que 1, isso quer dizer que você tem compras sobrando, que não foram vendidas e permanecem no estoque. Se for maior, significa houve renovação, pelo menos uma vez, no intervalo avaliado. Você pode usar diferentes periodicidades, fazendo análises semanais, quinzenais, mensais, semestrais ou anuais, de acordo com seu ramo.
Você já entendeu que saber como avaliar os KPIs financeiros é fundamental para o sucesso do seu negócio, não é mesmo? No entanto, mesmo com todos os conhecimentos que você obteve ao longo do conteúdo acima, é bastante provável que você ainda tenha dúvidas sobre como fazer isso, pelo menos de uma maneira eficiente.
Para ajudá-lo nesse sentido, você não pode abrir mão de uma solução em tecnologia. Nos dias de hoje, existem ferramentas extraordinárias, que centralizam as informações e melhoram a capacidade de interpretação dos gestores, oferecendo relatórios e outras funcionalidades muito interessantes para o dia a dia de uma empresa.
Entre os mais populares, estão os sistemas ERP e softwares de gestão, que podem auxiliar os processos internos, automatizar operações manuais e garantir um excelente banco de dados, conferindo maior autonomia na realização das tarefas e aprimorando a comunicação. É um incrível diferencial competitivo, que pode viabilizar o alcance de objetivos estratégicos.
Como você pôde ver, saber como lidar com um KPI financeiro é uma necessidade para gestores e empreendedores, que não podem deixar de utilizar os indicadores como uma valiosa fonte de informação para suas tomadas de decisão.
Gostou de aprender mais sobre o conceito e a importância de um KPI financeiro? Quer contar com um excelente sistema ERP ou um incrível software de gestão para o seu negócio? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça nossa solução!
Autor: Fabiano Ferreira
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Última Atualização: setembro de 2021.