Data: 3 de dezembro de 2021
No mundo empresarial, existe um documento capaz de funcionar como uma bússola para os negócios: o planejamento estratégico. É ele quem determinará as ações a serem executadas e quanto recurso gastar para isso. Assim, todos os departamentos podem convergir para um mesmo cenário de crescimento.
Este artigo mostrará como isso é possível. Ao ler o texto, você entenderá melhor o conceito de planejar com inteligência, Verá porque isso é tão importante, afinal de contas e, por fim, saberá quais são as vantagens conseguidas por quem coloca em prática o planejamento em uma organização.
Pronto para a leitura? Então prossiga!
Ter um planejamento estratégico significa criar um caminho para tornar viável o alcance da visão de futuro de uma organização. É muito comum que gestores e líderes saibam onde querem fazer suas empresas chegarem, mas nem sempre o modo de percorrer esse caminho fica claro.
É o planejamento feito de forma inteligente (estrategicamente) que mostrará os passos a serem seguidos para alcançar o objetivo proposto. Por meio de definição de metas e etapas bem definidas, as ações a serem tomadas serão interconectadas visando o alvo da companhia.
Imagine alguém fazendo uma viagem, só que sem saber qual é o destino e que caminho deve seguir para alcançar esse lugar desconhecido. Provavelmente nada nesse cenário dará certo, pois não existem objetivos a serem perseguidos.
Assim é uma empresa sem um planejamento estratégico, ficando “à deriva”. A importância desse plano está exatamente em direcionar recursos e esforços para atingir as metas traçadas. Cada departamento deve ser guiado pelo planejamento, pois assim os setores saberão o que fazer e quando fazer. Cada um contribuirá com sua parte para o bem maior da empresa.
Veja os principais benefícios proporcionados.
Infelizmente, várias empresas não são guiadas por um planejamento estratégico. Dessa forma, as companhias que o detém possuem larga vantagem no mercado. Ter um plano como guia das ações da empresa pode colocar uma organização em uma posição muito favorável frente às suas concorrentes.
O mercado como um todo é muito dinâmico. Além disso, existem imprevistos que provocam guinadas repentinas e é preciso grande plasticidade para se adaptar. Empresas que contam com planejamento prévio estão menos susceptíveis a mudanças e podem se adaptar mais rapidamente, pois diversos cenários já são previamente desenhados e previstos.
Nenhuma organização está imune a erros. No entanto, aquelas que contam com bons planejamentos podem corrigir suas falhas mais rapidamente, pois o processo de tomada de decisão é mais assertivo.
Ter um planejamento estratégico pode ser o diferencial de uma organização entre o sucesso e o fracasso. Assim, é recomendado estudar as técnicas e se estruturar antes mesmo de iniciar uma operação. Certamente o caminho traçado será percorrido de forma muito mais eficaz e os resultados atingidos trarão benefícios como aumento de lucro e crescimento contínuo.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais, aumentando o conhecimento sobre o assunto!
Autor: Fabiano Ferreira