BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

1

 

Antecipação de recebíveis: tire suas dúvidas!


Data: 17 de dezembro de 2021


Um dos grandes desafios para a gestão de contabilidade é, justamente, lidar com o fluxo de caixa nas operações que envolvem crédito (compras no cartão de crédito, boletos, entre outras modalidades). E uma das formas para facilitar essa gestão é por meio da antecipação de recebíveis.

Mas afinal, o que é isso? Quais são as vantagens em utilizar essa possibilidade? E, principalmente, de que forma é possível realizar esse processo. Vamos juntos? Boa leitura.

 

O que é a antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um mecanismo que as empresas podem utilizar para receber esses valores de créditos oferecidos para os clientes finais e, assim, ter acesso aos valores mais rapidamente do que o prazo estabelecido pelas operadoras de crédito.

Em outras palavras, você antecipa um valor que já pertence ao negócio, em um prazo menor do que aquele estipulado pelas instituições responsáveis. Com isso, pode ser uma alternativa para ter os valores em caixa mais rapidamente, o que pode ser interessante em situações de emergência ou, então, desde que dentro de estratégias bem traçadas, garantir um fluxo de caixa mais interessante.

Assim, pense que um cliente realizou uma compra de R$ 1000, parcelada em 10 vezes. O valor entrará em caixa ao longo de dez meses, no qual a empresa terá produzido o item, vendido-o e só terá todo o valor da compra ao final da última parcela. Com a antecipação de recebíveis, você consegue obter esse valor de forma imediata, que pode ser utilizado para realizar adequações no fluxo de caixa do negócio.

 

Vantagens da antecipação de recebíveis

É importante, além disso, saber quais são as principais vantagens em contar com a antecipação de recebíveis. Algumas delas são:

  • é mais vantajoso do que um empréstimo, pois você estará apenas obtendo antecipadamente um dinheiro que já é da sua empresa. Além disso, não incidem juros altos, sendo cobrada apenas uma taxa pela transação;
  • ele é versátil, ou seja, é possível utilizar tanto em uma situação emergencial quanto há interesse em utilizar isso como estratégia de fluxo de caixa;
  • redução dos riscos do negócio;
  • maior liquidez no dia a dia;
  • finanças melhor estruturadas;
  • permite uma aceleração da empresa em um timing que seja mais interessante.

Como realizar a antecipação de recebíveis

Mas afinal, de que forma é possível realizar a antecipação de recebíveis? Para isso você pode contar com empresas que trabalham com factoring. Elas são especializadas, justamente, para realizar essa requisição junto às instituições financeiras para realizar a obtenção dos recebíveis mais rapidamente.

É interessante e prudente ter um planejamento prévio para avaliar como essa antecipação pode impactar as finanças do negócio evitando que esse tipo de ação prejudique o negócio a longo prazo, até mesmo em casos de emergência.

Assim é possível selecionar as notas fiscais para realizar esse processo e ainda deixar outras para serem recebidas nos prazos previstos previamente. Portanto, é importante analisar em que momento é a melhor opção para realizar esse processo.

 

A antecipação de recebíveis é uma estratégia interessante que pode ser usada pontualmente ou recorrentemente. Por isso, analise de que forma é possível utilizá-la no seu dia a dia nos negócios.

Gostou deste conteúdo? Então não perca outras dicas importantes seguindo nosso perfil no Facebook, Instagram e Linkedin!


Autor: Fabiano Ferreira