Data: 18 de maio de 2022
A inadimplência dos clientes é uma das principais barreiras para o crescimento das empresas. Como sabemos, a entrada de receitas é o que vai garantir que a empresa tenha capacidade de operar plenamente.
Quando esse fluxo de recursos não é mantido, independentemente de qual seja o motivo, é necessário implementar soluções que melhorem o processo financeiro. Uma das ferramentas mais utilizadas é a régua de cobrança. Esse método ajuda as empresas a minimizarem o impacto da inadimplência e otimizam a gestão das finanças do empreendimento.
Por isso, preparamos esse conteúdo completo para esclarecer as suas dúvidas. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
De forma resumida, a régua de cobrança é uma metodologia que descreve, detalhadamente, quais passos devem ser seguidos para comunicar o cliente sobre os pagamentos em atraso. Para muitas empresas, a régua de cobrança é um diferencial para prevenir inadimplência bem como preservar o relacionamento com os clientes que se encontram em atraso.
Assim, o seu uso está ligado diretamente ao faturamento da empresa e a continuidade da entrada de receitas. Vale lembrar que o objetivo da empresa é identificar as causas e solucionar o problema do atraso. Essa prática é menos onerosa e ágil do que outras medidas para a recuperação dos recursos, como é o caso de cobranças por meio judicial.
Como resultado, é possível atingir o equilíbrio entre as finanças da empresa e o atendimento ao cliente.
Cada empresa tem liberdade para criar as etapas de régua de cobrança de acordo com a sua estratégia. Porém, vamos apresentar aqui um modelo básico que pode ser adaptado de acordo com as necessidades do gestor financeiro.
Em primeiro lugar, é fundamental ressaltar que essa atividade não começa apenas quando o cliente está em atraso. Na prática, é mais comum enviar lembretes antes do vencimento comunicando em qual data o pagamento deve ser realizado. Geralmente o primeiro comunicado é enviado com 5 dias de antecedência, um dia antes do vencimento e no dia do vencimento.
O gestor também deve determinar quais réguas serão seguidas após o vencimento. Dessa forma, considerando os pagamentos feitos com boleto bancário é necessário aguardar o prazo de compensação. Segundo as réguas desse meio de pagamento a confirmação leva até 3 dias úteis.
Após esse período, caso o pagamento não tenha sido identificado é necessário dar início ao procedimento de cobrança. A empresa pode optar por aguardar até o 5º dia, como uma margem de segurança. Se o pagamento não for confirmado nesse período, a primeira cobrança por e-mail, por ligação ou por mensagem no celular deve ser feita.
A partir de então, os comunicados sobre o pagamento que está em atraso serão enviados conforme o cronograma estabelecido pelo gestor. Nós recomendamos criar um fluxo de cobrança que será enviado em 5, 10 ou, até mesmo, 15 dias depois.
Além das tentativas de cobrança, o gestor de finanças também pode estabelecer consequências para o cliente que se encontra nessa situação. Caso o seu negócio ofereça serviços que têm assinatura recorrente, por exemplo, a ideia é bloquear o acesso até que a situação seja regularizada.
Mas se, por outro lado, a sua empresa lida com o fornecimento de produtos, a nossa recomendação é interromper o fornecimento ou limitar os pedidos que podem ser feitos até que o pagamento seja confirmado.
As penalidades pela ausência de pagamento, infelizmente, são necessárias para prevenir a inadimplência. Além disso, a sua empresa pode se proteger por meio de cláusulas contratuais ou termos de serviço que descrevem claramente quais atitudes serão tomadas em caso de atrasos.
Portanto, tomar medidas drásticas, como a suspensão do atendimento nunca é a primeira opção. Nesse sentido, a régua de cobrança é vista é como uma prática preventiva, pois começa antes mesmo cliente fique inadimplente.
Alguns elementos são essenciais para uma efetiva régua de cobrança e podem ser adaptados de acordo com a necessidade da empresa. Veja a seguir:
Para os pagamentos no boleto bancário, por exemplo, a data de vencimento é um fator que vai influenciar a rotina de cobrança. Em primeiro lugar, a escolha da data de vencimento deve ser feita de acordo com os interesses da empresa para beneficiar o seu fluxo de caixa.
Para as empresas que oferecem o pagamento no cartão de crédito, é necessário compreender que a inadimplência pode acontecer por vários motivos como:
Esse é um fator que afeta principalmente as empresas que oferecem serviços recorrentes. Portanto, é importante criar mecanismos para que a empresa faça a cobrança por cartão de crédito segundo as réguas tanto do banco como da operadora.
Para criar um processo de cobrança eficiente é preciso ter os dados de contato do cliente, tais como telefone, e- mail e endereço. Assim, use ferramentas que permitam cadastrar essas informações e sempre que possível faça a sua atualização com intuito de facilitar o processo de cobrança.
Em um cenário ideal, o pagamento à vista deveria ser a principal forma de pagamento escolhida pelos clientes. Enquanto nós sabemos que essa não é a realidade, pois muitas empresas dependem do pagamento a prazo (como cartão de crédito e boleto com data de vencimento no futuro) para viabilizar as vendas, vale a pena criar formas para aumentar o volume de vendas com pagamento à vista por meio de iniciativas que são favoráveis também para os clientes.
Hoje, já temos acesso ao sistema de pagamentos instantâneos PIX que é uma forma ágil segura e gratuita de fazer transferências bancárias. O empreendedor pode considerar oferecer descontos para os clientes que optam pelo pagamento à vista no dinheiro ou por transferência e, assim, contar com os recursos disponíveis imediatamente.
Embora o processo de criação de uma régua de cobrança seja simples, ainda existem diversos cuidados que devem ser tomados. Um dos aspectos relevantes é a quantidade de clientes que afeta a capacidade do gestor financeiro de acompanhar cada venda e quitação.
Com isso, surge a necessidade de contar com tecnologias que automatizam esse processo. A cobrança manual não vale a pena quando há sistemas desenvolvidos para a gestão de cobrança e acompanhamento pelos pagamentos. Ao investir nesta ferramenta é possível ganhar tempo e melhorar a eficiência da empresa.
Todo gestor sabe como o risco de inadimplência representa um desafio, principalmente para empresas de pequeno porte. Por isso, a régua de cobrança é uma ferramenta de gestão confiável e capaz de mudar esse cenário de forma positiva.
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Autor: Fabiano Ferreira