Data: 6 de junho de 2022
Muitas mudanças estão acontecendo nos diferentes setores e o setor de RH é um dos mais afetados. Afinal, tudo que mexe, em alguma medida, com produtividade e organização dos times também passa por essa equipe, não é mesmo? A transformação digital, portanto, precisa ser acompanhada de perto para não deixar nenhum detalhe passar e otimizar suas atividades.
Um dos principais pontos que esse setor precisa estar sempre atento diz respeito à gestão de pessoas. Trazer as melhores práticas permite que suas atividades estejam sempre atualizadas, proporcionando melhores resultados e, principalmente, engajando os times.
Por isso decidimos preparar um guia completo com todas as informações sobre o assunto, um passo a passo com as melhores práticas para aplicar na área. Ao final, você estará preparado para adotar essas medidas com eficiência! Boa leitura.
Em primeiro lugar, você precisa compreender o que é, de fato, a gestão de pessoas. Essa é a área responsável por cuidar do capital humano das organizações (ou seja, o colaborador). A ideia central é melhorar o desempenho dos colaboradores, mas não só na parte prática (ou seja, com a geração direta de resultados), mas também potencializar o desenvolvimento pessoal e profissional, engajá-los no dia a dia e cuidar de suas motivações e aspirações enquanto colaboradores da organização.
Para isso, os profissionais de RH utilizam técnicas para conseguir criar essa sinergia entre os objetivos da organização e dos profissionais no dia a dia, de forma que todos cresçam durante o processo, alcançando seus objetivos.
Alguns de seus principais objetivos, portanto, são:
Quem já é mais experiente na área de RH provavelmente tem percebido as mudanças que a gestão de pessoas tem passado nos últimos tempos. Fato é que a transformação digital tem trazido muita inovação e, não só de forma prática, mas também acerca de uma série de questões que impactam princípios da organização.
Por isso, decidimos trazer alguns pontos importantes para que você fique atento, consiga entender esse novo cenário e incorporá-lo em suas atividades. Vamos falar mais a seguir sobre.
Fato é que as equipes precisam se sentir motivadas e engajadas no dia a dia para manterem não só a produtividade alta, como também os times coesos e com sinergia.
Com o aumento no número de empresas em algumas áreas, temos uma maior disputa por talentos no mercado e, com isso, pessoas desmotivadas podem aceitar outras ofertas de trabalho ou saírem da empresa. Por isso, as taxas de turnover tornam-se cada vez mais preocupantes e precisam de toda a atenção dos gestores de RH.
A gestão de pessoas precisa estar atenta, principalmente, com a captura de talentos nas diferentes áreas e assim garantir melhores resultados para o negócio. Para isso, um bom plano de carreira, uma abordagem atrativa e ouvir os anseios do talento para a carreira são fundamentais.
Mas não basta apenas atraí-los para a empresa. É preciso também saber como retê-los no dia a dia. Para isso, é fundamental ter algumas medidas tais como:
Por meio de tecnologias como softwares de gestão de times, é possível garantir uma comunicação mais precisa entre lideranças e times, minimizando erros e trazendo mais cooperação entre as equipes.
Isso vale também nas comunicações diretas com o setor de RH. Afinal, essas trocas são importantes para que as lideranças da área possam identificar a necessidade de realinhamento com gestores e criar ambientes mais produtivos para o trabalho.
Outro ponto importante é que atualmente podemos contar com uma vasta opção de softwares que auxiliam na gestão dos times, avaliando indicadores de performance individuais e coletivos permitindo identificar problemas existentes e tomada de decisão para contorná-los o quanto antes.
Com todas as mudanças que estão acontecendo na área de gestão de pessoas, é fundamental que os profissionais se atualizem sobre as melhores práticas e as implementem em seu dia a dia. Por isso, separamos um guia com as principais delas a seguir.
Um primeiro ponto para poder realizar uma boa gestão de pessoas é capacitar-se para este fim. Isso vale desde uma boa formação em RH como também realizar cursos e aprofundamentos que ajudem a trazer uma maior compreensão e atualização no dia a dia.
Os cursos complementares atualizam os profissionais com as questões mais atuais e que sua formação pode não ter abrangido ou ter abrangido de forma superficial. Assim, você sempre conseguirá aplicar as melhores medidas de acordo com as demandas atuais do mercado.
Esse ponto vale tanto para desenvolver seus colaboradores quanto a si mesmo em relação à atuação com gestão de pessoas. Afinal, não basta saber aplicar metodologias de análise e técnicas, é importante também desenvolver habilidades que permitirão uma abordagem mais humana no setor de RH.
Algumas das soft skills necessárias para um gestor de pessoas são:
Para além disso, lembre-se que você precisa desenvolver não só as hard skills dos profissionais, mas também as soft skills. Cada área demandará habilidades diferentes e, portanto, é fundamental estar atento para aplicar estratégias diferenciadas para cada situação.
A atuação da gestão de pessoas, para além de humanizada, é também estratégica. Ou seja, é fundamental também que os profissionais saibam como alinhar suas atividades com os objetivos da empresa como um todo e com os times, de forma específica.
Desta forma, é preciso que você trace estratégias para impulsionar a rotina dos profissionais, garantir que eles atuem de forma mais eficiente e conseguir gerenciar todo o ciclo de vida do funcionário do dia a dia, passando pelos mais diferentes momentos, entre eles:
Cada fase citada anteriormente demanda estratégias diferentes que precisam estar alinhadas, principalmente, com a cultura organizacional da empresa (inclusive, a definição deste conceito e suas eventuais atualizações também são uma ação estratégica de gestão de pessoas).
Lembre-se que as suas ações impactam nos resultados da empresa como um todo e, portanto, a definição dos planos de ação também deve estar em sincronia com os demais pontos do negócio.
Uma habilidade relevante do profissional de gestão de pessoas é manter uma boa comunicação com todo o time e em especial as lideranças, já que muitas vezes, sua função será mediar conflitos entre as partes envolvidas e auxiliar os líderes a solucionar diversas situações. Daí a extrema importância que esse canal de diálogo esteja sempre aberto e que esse profissional tenha também a capacidade de negociação afinal, muitas vezes, o que está atrapalhando a motivação dos profissionais são pontos internos que facilmente podem ser ajustados.
Mas não é só para isso que o canal de diálogo deve estar aberto. Lembra-se que falamos sobre o alinhamento com as demandas específicas de cada setor? Isso só poderá ser identificado se você estiver em contato próximo aos times e pronto para entender sobre as suas rotinas e atividades, o que possibilita também a contribuição com insights e dicas importantes que podem ajudar no dia a dia do negócio.
Ao longo do tempo, muitas divergências podem acontecer, justamente, por falta de alinhamento das atividades com a cultura da empresa. Algumas vezes, a rotina nos torna automáticos e impede que vivenciemos de acordo com o que é definido como valores da empresa à qual fazemos parte. Por isso, é importante que você busque, periodicamente, resolver essas questões.
Isso pode ser feito anualmente, ou então após um processo seletivo (afinal, é preciso que o novo colaborador seja alinhado com o fit profissional da organização).
Essas ações são importantes porque relembramos em conjunto vários pontos importantes para o sucesso da organização e colocamos todos na mesma página para o alcance de objetivos.
Enquanto o alinhamento ajuda a manter a cultura organizacional dentro dos princípios e missões da empresa, o treinamento periódico e de atualização permite o aperfeiçoamento técnico, o que contribui por exemplo, para que os profissionais saibam como operar no dia a dia de forma mais produtiva e, principalmente, com as práticas mais modernas.
Isso é ainda mais importante para quem está chegando de outras organizações e estava acostumado a realizar as atividades com outros padrões ou então com o uso de ferramentas diferentes das utilizadas em seu negócio. Assim, garantirmos que as atividades estejam devidamente alinhadas com o que é praticado em sua empresa.
Após implementar as melhores medidas para otimizar a gestão de pessoas, é hora de analisar se os resultados realmente estão dentro do esperado ou se é preciso redirecionar rotas para ampliar o que está sendo atingido e isso é feito por meio de análises de dados.
Para isso é fundamental definir uma metodologia de análise adequada para a sua rotina e de acordo com as demandas do negócio. Cada profissional atua com aquela que está mais alinhada com as suas atividades e o cenário de sua empresa.
As métricas são a melhor forma de ter, objetivamente, os resultados da gestão de pessoas, seja para apresentar para as lideranças do negócio ou para acompanhar se você está no caminho certo. Algumas das mais importantes que você deve acompanhar no dia a dia são:
Tanto para a definição de estratégias, acompanhamento e outras questões do dia a dia, as tecnologias são importantes para garantir melhores resultados e acompanhamento no dia a dia. Além disso, as soluções permitem que possamos automatizar tarefas e, assim, direcionar as suas ações para questões analíticas e deixar as técnicas para que os sistemas realizem sem maiores problemas.
Como falamos acima, para saber se suas ações estão, de fato, surtindo os efeitos esperados, é fundamental que você tenha formas de análise otimizadas para este fim. Por isso, separamos um tópico específico para mensuração de sucesso das práticas e ajudá-lo nesta questão. Vamos juntos?
KPI é a sigla para Key Performance Indicator (em português: indicador-chave de performance). Trata-se, assim, das métricas que permitem olhar ações já concluídas e saber se elas tiveram os resultados esperados ou não.
Nós já trouxemos as principais delas acima, mas queremos falar sobre a importância de escolher as mais adequadas. Isso porque, por exemplo, se você trabalha com um segmento que tem muita rotatividade de funcionários (por exemplo, que atua com freelancers temporários), as taxas de turnover podem ser relativamente altas, mas não representar um problema em si, já que esse é o padrão esperado.
Ou, ainda, se há uma flexibilidade no modelo de trabalho, absenteísmo pode não fazer tanto sentido, sendo necessário focar muito mais em performance do que, de fato, em presença. Por isso, escolha os indicadores que estão mais alinhados com suas necessidades no dia a dia.
Outro ponto importante é manter a periodicidade nas análises das métricas. E escolher o tempo ideal para retomá-las é fundamental, justamente para evitar que eventuais problemas passem despercebidos.
Por exemplo, uma crise que se apresente de forma aguda (como um conflito entre liderança e time) pode aumentar subitamente a taxa de turnover. E, desta forma, é fundamental buscar uma forma de resolver a situação (seja conversando com o profissional, apaziguar o conflito ou, ainda, dependendo da situação, optar pelo desligamento) e isso pode passar despercebido caso o profissional de gestão de pessoas não esteja atento.
Algumas soluções apresentam as métricas em tempo real, podendo compará-las com momentos anteriores. Mas ainda assim, caso você não queira (ou não tenha necessidade) de acompanhar diariamente, é fundamental respeitar a periodicidade definida previamente.
E não são só os dados objetivos que podem falar sobre as questões importantes que você precisa acompanhar no dia a dia. O feedback dos profissionais com quem trabalha também é essencial para que você possa identificar se as medidas estão sendo adequadas ou não.
Tem questões que não se apresentam em um People Analytics e, portanto, você só conseguirá acompanhar com a escuta ativa dos profissionais com quem você lida no dia a dia.
Isso também precisa ser feito periodicamente, ou seja, defina rodadas de conversa com as pessoas trimestralmente ou semestralmente e, assim, conte com a opinião deles sobre como o RH tem conduzido os processos.
Lembra-se do que falamos sobre a gestão de pessoas ser afetada pela transformação digital? Pois é, com isso temos o RH 4.0. O número é uma analogia à Quarta Revolução Industrial (focada em dados e automação) e que atravessa a área industrial e chega aos mais diferentes setores.
Assim, trazer a gestão de pessoas para esse contexto é, também, uma forma de garantir melhores resultados e modernização de processos. Mas afinal, como fazer essa alteração? Confira a seguir.
Um primeiro passo é trazer uma lógica 4.0 para a empresa e para o próprio RH. Sem isso, as mudanças serão apenas operacionais, mas elas poderão encontrar profunda resistência para ser aplicada. Por isso, é importante que os profissionais envolvidos estejam alinhados com maior uso de tecnologias de automação e comunicação e que isso perpasse todas as áreas.
Um ponto fundamental para esse novo contexto é, justamente, a redução de burocracias no dia a dia. Afinal, como falamos, a mudança da lógica de operações é trazer mudanças significativas que vão para além do uso das tecnologias por si só.
A lógica de automação de processos tem por objetivo agilizar a realização de tarefas no dia a dia. E não adianta trazer soluções para este fim se você burocratiza processos na gestão de pessoas com etapas desnecessárias.
Por isso, analise o que está sendo feito atualmente e verifique se, de fato, as etapas aplicadas são, de fato, necessárias. Caso contrário, você pode redesenhar lógicas e, assim, permitir melhores resultados e maior agilidade no dia a dia.
E se queremos diminuir burocracias, uma das etapas mais importantes, é, justamente, a integração de soluções e processos. Pense no período pré-transformação digital: para que um gestor de pessoas conseguisse identificar as questões relacionadas a produtividade, precisava esperar que os relatórios dos setores chegassem à sua mesa e, assim, analisar caso a caso e poder traçar novas estratégias.
Atualmente é possível contar com softwares de RH que estejam integrados com outras soluções dos demais setores e, assim, ter em sua tela, em tempo real, as informações, sem que precise solicitá-las para as lideranças.
Com isso, tornamos mais ágeis a resolução de diversas questões e, por consequência, fazer uma gestão mais eficiente e mais alinhada com esse novo momento.
Em um contexto 4.0 temos a centralização dos processos no uso das tecnologias, e não só como mero apoio. Por isso, se você ainda realiza suas ações de forma analógica, tendo as soluções apenas como suporte, é hora de começar a mudar isso.
Lembre-se do primeiro ponto: a mudança de lógica será fundamental para atingir melhores resultados e, assim, realmente ter um RH 4.0 funcionando em sua empresa.
Algumas dicas importantes para escolher as melhores tecnologias são:
Fato é que cada vez mais temos a necessidade de ter bons parceiros para fornecimento de tecnologias e soluções para um RH mais consistente e estratégico. Afinal, com isso, podemos fazer trocas interessantes de informações e, ainda, adotar ferramentas que possam ser customizadas para as necessidades do seu negócio.
Os melhores parceiros serão aqueles que contribuirão positivamente com seu negócio, que tenham experiência e procurem estabelecer uma comunicação aberta e consistente no dia a dia. Mas, além disso, que ofereça suporte e adequação para o setor específico em que trabalha.
Por isso, se você quer otimizar seu RH com sistemas eficientes, voltados para suas demandas e que, de fato, possam contribuir positivamente para o seu dia a dia, conte com a Senior Noroeste. Nossa expertise na área poderá contribuir para garantir ações para gestão de pessoas mais estratégicas.
Esperamos que este guia ajude você em ações mais eficientes e alcançar os resultados esperados! Quer saber mais sobre nosso trabalho?
Então entre em contato e tire todas as suas dúvidas conosco!
Autor: Fabiano Ferreira
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Última Atualização: setembro de 2021.