BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

 

Software de controle de estoque: como escolher o melhor para sua empresa!


Data: 9 de novembro de 2023


Seja na indústria, seja nos mais variados tipos de empresa, um software de controle de estoque é capaz de proporcionar muito mais produtividade na rotina. Sem mencionar que otimiza diversos processos importantes e evita que erros passem despercebidos.
Tendo em vista que o estoque é uma parte fundamental de qualquer negócio, garantir uma gestão eficiente dessa parte da empresa é um passo importante para prevenir desperdícios e prejuízos. Isso vale tanto para quem trabalha com matéria-prima quanto para as organizações comerciais.
Por esse motivo, acertar na escolha do sistema adequado para o tipo de empresa faz toda a diferença. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para destacar as principais vantagens de contar com um software de controle de estoque e ressaltar o que levar em consideração na hora de contratar esses serviços. Acompanhe para saber mais!

 

Quais as vantagens de utilizar software de controle de estoque?

É possível realizar a gestão de estoque das mais variadas maneiras. A manual, inclusive, pode ser utilizada. No entanto, não é a mais eficiente, tendo em vista que está mais suscetível a erros e pode ser mais lenta.
O uso de planilhas para organizar as entradas e saídas também é comum. Contudo, a depender do tamanho da empresa, pode ser necessário administrar diversos documentos para manter a gestão logística.
Por outro lado, com o uso de um sistema apropriado para esse tipo de tarefa dentro de uma empresa, é possível centralizar o trabalho em um só lugar e aprimorar a organização desses dados.
Sem mencionar que possibilita alinhar o desenvolvimento da empresa com a transformação digital. Veja só as
vantagens de optar por esse processo!

Automatização

Os sistemas de controle de estoque, independentemente do tipo, apresentam a função de automatização de algumas tarefas. Isso significa que podem ser programados para gerar atualizações por conta própria, sem a necessidade de digitação ou de intervenções manuais a todo momento.
Sistemas ainda mais inteligentes, que contam com ferramentas digitais mais avançadas, como é o caso da Inteligência Artificial e do Aprendizado de Máquina, podem trazer ainda mais praticidade para o negócio. Afinal, o nível de automatização de processos é mais alto, devido à identificação e ao aprendizado de padrões.

Redução de erros

Para entender melhor a função das máquinas na redução de erros, vale a pena pensar no processo de cálculo. É possível fazer contas manualmente, mesmo aquelas que contam com grandes dígitos e processos operacionais.
No entanto, quanto mais etapas envolvidas, maiores são as chances de o indivíduo se perder ou cometer algum erro.
As máquinas são programadas justamente para evitar esse prejuízo. Desse modo, é possível realizar os processos, por mais que haja diversas etapas, com menos chances de erros. No controle de estoque, a precisão e a acurácia são peças fundamentais para manter a organização. Por conta
disso, é mais uma vantagem para o negócio utilizar de sistemas inteligentes como responsáveis por esse processo.

Diminuição de custos

Investir em um software de qualidade também vai proporcionar uma redução dos custos operacionais, principalmente a longo prazo. Para começar, é possível diminuir os erros e, consequentemente, os prejuízos que a empresa poderia sofrer com eles.
Além disso, ajudam a tornar a organização do estoque mais ágil. Com o ganho de tempo, é possível realizar mais tarefas e melhorar a qualidade dos serviços realizados, justamente devido à atenção colocada.

Padronização

Mais um fator que ajuda a diminuir a incidência de erros dentro da gestão de estoque é a padronização de processos. Os serviços de logística envolvem diferentes etapas, que necessitam de uma grande organização para manter o controle.
A padronização das tarefas é uma estratégia utilizada para garantir que nenhum item se perca ou deixe de ser registrado. Com um sistema, é muito mais fácil repetir estruturas e atividades diversas vezes, sem fugir dos padrões estabelecidos.

Integração de setores

Como visto, quando a gestão do estoque utiliza um software otimizado, é possível concentrar todas as informações em um só lugar. Essa é uma vantagem que pode ser aproveitada por toda a empresa e não só pelos setores relacionados à logística.
Isso porque o sistema de controle de estoque pode ser incorporado aos demais softwares da empresa e garantir a gestão integrada de diferentes partes do negócio. A partir disso, é possível otimizar diversas operações internas.
Por exemplo, a equipe de vendas e de marketing pode ter acesso rápido e prático às informações sobre a disponibilidade de itens, previsão de entrega, datas de reposição, planejamento de rotas, entre outras. Desse modo, podem organizar as estratégias em torno desses dados e garantir uma boa rentabilidade para o negócio.
Ao mesmo tempo, a logística com o uso de softwares permite acompanhar a demanda e solicitar a reposição de estoque de forma ágil. Dessa maneira, os produtos e itens com maior procura não ficam em falta e a empresa mantém uma boa produtividade nas vendas.

 



Autor: Fabiano Ferreira