Data: 29 de outubro de 2021
O mercado financeiro está mudando bastante e um dos fatores para isso é o open banking. Mas você sabe do que se trata? Quais são os benefícios e o conceito dessa mudança? Quais são os impactos nas empresas e para os consumidores? Quer saber tudo isso? Continue a leitura deste artigo e descubra!
O open banking é uma proposta de padronização e integração de todo o sistema financeiro no Brasil. A ideia é construir um ambiente integrado, seguro e transparente para que a comunicação entre diferentes instituições financeiras se torne mais simples e eficiente. A tecnologia é o que possibilita tudo isso, otimizando todas as operações e processos necessários para colocar o conceito em prática.
Como a própria tradução livre do termo indica — sistema bancário aberto —, a ideia é democratizar e tornar todo o mercado financeiro mais transparente. A redução de custos é um exemplo de benefício para as instituições, assim como a maior autonomia para criação de produtos e serviços mais atrativos para os clientes finais.
Mas, na prática, como o open banking vai modificar o cenário do mercado financeiro? Confira!
Com o open banking, o sistema se torna mais fluído para todas as instituições que quiserem fazer parte do ambiente. Assim, operações se tornam muito mais em conta para as empresas, o que acaba se refletindo em melhores resultados financeiros e, é claro, a possibilidade de cobrar menos dos consumidores finais.
Ter informações mais completas sobre os clientes impacta diretamente no valor e na experiência que as instituições podem oferecer para ele. O objetivo é, dessa forma, criar produtos e serviços cada vez mais personalizados e relevantes para o consumidor. Sem achismos, tudo feito a partir da análise de dados e informações relevantes sobre o comportamento do público-alvo.
O vazamento de informações e dados sigilosos é uma dor de cabeça para muitas instituições. Afinal, um erro pode significar a perda da confiança de todo o mercado naquela empresa. Com o open banking, todo o sistema se torna muito mais seguro, proporcionando mais garantias para as instituições de que o seu sistema está sempre protegido.
Outro ponto positivo é o aumento da competitividade no mercado. Empresas que não têm uma base tão grande de clientes podem competir com as instituições mais dominantes. Como? A partir do acesso aos serviços e produtos que podem ser adicionados aos seus portfólios ou até mesmo com a análise de informações e detalhes sobre os consumidores.
Esse cenário de alta competitividade também se reflete na oferta de preços mais atrativos para os consumidores. Ou seja, pegar um empréstimo para fazer o financiamento de um veículo, por exemplo, pode se tornar uma operação mais barata, já que mais ofertas estarão disponíveis. Em resumo, o cliente passa a acessar portfólios mais completos e com valores mais atrativos.
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Autor: Fabiano Ferreira