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Análise preditiva de dados: aprenda 5 passos para implementar


Data: 19 de janeiro de 2022


Criar um bom planejamento é parte central na performance de qualquer negócio. O sucesso de grandes corporações está associado a sua capacidade de previsão de novas tendências do futuro e a adaptação a essa realidade. Para isso, a análise preditiva de dados é uma ferramenta capaz de produzir diversas informações de valor para a empresa.

Com o surgimento de novas tecnologias e técnicas avançadas de estatística é possível utilizar dados do passado para projetar e orientar o futuro do seu negócio. Não se trata de nenhuma estratégia mística, mas de cálculos precisos e de probabilidades associadas a vários cenários. Se você quer saber como usar essa ferramenta, continue a leitura e confira!

 

O que é a análise preditiva de dados?

Esse tipo de análise é feita com base em técnicas avançadas de dados, algoritmos e machine learning para adiantar tendências e criar projeções nos negócios. Por meio do avanço computacional, é possível analisar um grande volume de dados para identificar padrões e avaliar as possibilidades a partir das informações da própria empresa. 

 

Como essa análise funciona?

A análise preditiva está associada ao uso de dados estatísticos para identificar possíveis padrões e utilizá-las para melhorar o planejamento estratégico da empresa. Além disso, consegue-se usar várias técnicas de análise como Big Data, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas.

Com isso, quem está gerenciando uma empresa pode aproveitar todas as informações que os dados podem trazer para tomar decisões mais acertadas e caminhar para eficiência e gestão dos resultados da empresa.

 

Qual é a importância da análise preditiva de dados?

A competitividade dos mercados é crescente e as mudanças que a transformação digital trouxe exige que as empresas encontrem formas para otimizar suas operações para sair na frente da concorrência.

Para isso, utilizar a análise preditiva de dados é essencial na ação estratégica. Com ela, você é capaz de mapear as oportunidades que surgem em seu segmento de atuação, entender quais são as possíveis ameaças e proteger o seu negócio de qualquer risco que possa aparecer.

A partir dos dados, esse tipo de ferramenta permite que você melhore diferentes esferas dentro da corporação. Por exemplo, pode-se prever movimentações do setor, identificar oportunidades de mercado, corrigir falhas de segurança e muito mais.

 

Quais são os passos para implementar a análise preditiva de dados?

A fim de implementar a análise preditiva de dados na empresa, existem alguns passos que podem auxiliar nesse processo. Para entender quais são e como aplicá-los, continue a leitura e saiba por onde começar!

1. Defina objetivos

Como em qualquer projeto, para obter êxito é muito importante ter bem estabelecido quais são os objetivos da empresa ao implementar a análise preditiva durante o planejamento estratégico. Com um plano bem definido, fica mais simples estabelecer o que deve ser feito para colher os resultados.

Por exemplo, você pode se perguntar como seus consumidores se comportam, de que forma é possível prever tendências, se é viável reduzir o churn rate ou alcançar novos clientes para a empresa. Portanto, entender o que você quer é um passo em direção a otimização da estratégia. 

2. Colete dados

A partir do momento que você compreende qual pergunta quer responder, a próxima etapa é coletar os dados para preenchê-la. Aqui, é válido pensar na qualidade para assegurar que a questão seja respondida de modo assertivo. Por isso, é importante ter cuidado no momento de colher as bases.

Assim, é necessário escolher boas fontes para coletar as informações. Podem ser bases de dados da própria empresa, redes sociais onde se têm contato com os clientes ou pesquisas junto aos consumidores. Também vale investir em uma ferramenta adequada para ter mais precisão e menos custo.

3. Analise os dados

Após realizar a coleta das informações é hora de preparar e analisar os dados. Para isso, será necessário ter noções estatísticas que ajudem a interpretar os gráficos e as linhas de tendência. Assim, você consegue ter vários insights para implementar em seus projetos.

Imagine, por exemplo, que você coletou dados relacionados com o comportamento dos consumidores. Ao analisar o gráfico é possível ver em quais momentos do tempo há maior ou menor demanda e ajustar os planos para maximizar a lucratividade do negócio.

Para realizar o exame dos dados pode-se contar com a análise univariada, ou seja, verificar o comportamento de uma variável de forma isolada, bivariada, ou seja, estabelecer uma relação de uma dupla de indicadores ou multivariadas, na qual se verificam vários aspectos em conjunto.

4. Crie um modelo

Com uma estrutura já pronta é preciso realizar testes para ajustar alguns pontos. Dessa maneira, você é capaz de caminhar para estabelecer um modelo com os dados coletados e analisados.

Assim, você tem um padrão para processar os dados que você colheu e analisar as relações criadas. Com isso, é possível ter retornos mais ágeis e simplificados, otimizando seu processo e oferecendo respostas eficazes.

5. Aposte em melhorias contínuas

Com um modelo pronto capaz de lhe ajudar com suas demandas e oferecer bons insights é importante realizar o monitoramento. Ao fazer tal processo, você consegue observar em quais aspectos pode-se melhorar em seu modelo e que resultados estão sendo obtidos.

Com isso, você caminha para análises cada vez melhores que produzem ideias para se diferenciar da concorrência e otimizar os resultados obtidos. O ideal é que se faça verificações periódicas, mensal ou bimestral, para assegurar melhorias.

 

Quais são os benefícios de realizá-la?

A análise preditiva pode proporcionar diversos benefícios para um negócio. Com as informações proporcionadas pelos dados e interpretadas pelos modelos desenvolvidos nesse tipo de análise é possível otimizar vários aspectos, o que permite que sua empresa se diferencie da concorrência.

Além disso, ao utilizar esse tipo de técnica é viável tomar decisões melhores que permitam que o seu negócio aumente as vendas, otimize infraestruturas, melhore o atendimento ao cliente e muito mais.

 

Viu só como a análise preditiva de dados pode auxiliar sua empresa crescer de modo sustentável a longo prazo? Ao adotar os passos descritos ao longo deste texto você consegue aproveitar todas as informações oferecidas pelos dados e produzir informações relevantes para o crescimento de longo prazo. 

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Autor: Fabiano Ferreira