BLOG / NOTÍCIAS > Arquivos

1

 

Você sabe como um ERP pode ajudar uma pequena empresa?


Data: 19 de julho de 2021


Entenda o que é ERP para pequena empresa e quais são as vantagens para o negócio

Muitos pequenos negócios começam de maneira bem embrionária e informal. Porém, com o tempo, e com o crescimento da operação, começam a profissionalizar diversas áreas e muitos pensam em adotar um ERP para uma gestão mais integrada e mais eficiente.

No post de hoje vamos entender o que é ERP para pequena empresa e quais são as vantagens para o negócio.

Gostou? Vamos lá, então!

O que é ERP?

O Sebrae explica que, até o ano 2000, os softwares ERP tinham como principal funcionalidade a gestão de atividades internas, tais como:

  • Pagamentos;
  • Recebimentos;
  • Estoque;
  • Dentre outros.

Porém, nos últimos anos, esse sistema evoluiu muito e já é capaz de tratar questões de gestão com o consumidor e fornecedores, até mesmo integrando-se com canais de e-commerce, por exemplo.

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning” e é um sistema de informação com diversos componentes integrados entre si, capazes de coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações específicas.

Além disso, essas informações são monitoradas em tempo real e podem ser realimentadas.

E quais são os benefícios de um ERP para uma pequena empresa?

No geral, as taxas de mortalidade das empresas nos dois primeiros anos são de 27% (fonte: Sebrae). E a razão para que isso ocorra são múltiplas, não podendo isolar apenas um único fator.

Porém, os especialistas pontuam que a falta de controle na gestão e administração do negócio têm grande peso neste resultado. Por isso, uma das ferramentas essenciais para se manter e crescer no mercado é a utilização de softwares de gestão empresarial, ou seja, os ERPs.

Principais benefícios do uso de ERP para pequenas empresas

Como vimos, o ERP funciona com módulos (áreas). E cada empresa, de acordo com sua necessidade, investe nos módulos mais importantes para uma maior assertividade do negócio. As principais áreas são: Finanças; Gestão de Compras; Gestão de Pedidos; Emissão de Nota Fiscal; Gestão de Estoques; e muito mais.

Além disso, em relação às atividades e processos, o ERP possibilita:

  • padronização da rotina;
  • organização de dados;
  • automatização de tarefas;
  • diminuição de erros;
  • centralização das informações;
  • facilidade na tomada de decisões;
  • redução de custos.

Você sabia que a Senior Noroeste Paulista oferece soluções customizadas para a necessidade dos pequenos e médios negócios, inclusive ERP, CRM, HCM, sistemas para supermercado e muito mais?

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a Senior Noroeste Paulista? Fale agora mesmo conosco.

Para continuar acompanhando nossas novidades, acesse nosso blog.


Autor: Fabiano Ferreira